Conheça os 8 Tipos diferentes de buchas e suas aplicações

qui, 21 de maio de 2020 às 10:14


Conheça quais são os tipos de buchas mais utilizados e descubra as funções de cada uma.
Você já deve ter precisado suspender algo na parede, seja uma simples prateleira para colocar livros ou um suporte mais robusto para objetos maiores, como a televisão. Para isso, você deve escolher não apenas o parafuso ideal, mas também um suporte que garanta a fixação adequada das peças na parede.
Hoje conheça alguns dos modelos mais usados e saiba para quais situações eles são mais indicados.

Como escolher a bucha certa?
Como você já sabe, existem vários tipos de buchas, o que pode dificultar a escolha dos materiais certos na hora de planejar ou executar um novo projeto. Portanto, para fazer a aquisição certa, é importante levar em consideração 3 fatores: 
local de fixação;
carga máxima suportada;
tamanho do parafuso escolhido. 
Esses itens determinarão o material da bucha, o formato e o tamanho da peça necessária para fixar um objeto.
Os principais locais de fixação das buchas, são tijolo oco, bloco de concreto, concreto ou tijolo maciço, divisórias em geral, superfícies metálicas.
 
Quais são os principais tipos de buchas?
Agora que você já  conhece  quais os tipos de buchas bora escolher  uma bucha e fixar algo, veja os principais tipos desse material e saiba como usá-los.

1. Bucha convencional A
Um dos tipos mais utilizados de bucha é a Bucha Convencional A. Fabricada em poliamida —  o famoso nylon —, tem alta durabilidade. Ou seja, dificilmente resseca ou se quebra. Por isso, é ideal para instalações mais leves e para a fixação em superfícies de concreto ou alvenaria maciça. 
Para instalar a bucha, é preciso furar a superfície com o auxílio de uma broca que tenha o mesmo diâmetro da bucha. Depois, basta limpar o furo, encaixar a bucha e inserir o parafuso dentro dela.

2. Bucha KT
Outro tipo de bucha bastante procurada é a KT. Ela também é confeccionada em nylon, mas conta com abas para painéis. Por isso, é indicada para divisórias e forros de gesso acartonado (drywall). Ela pode fixar suportes, quadros, espelhos, luminárias e acessórios para banheiro. 
Assim como as buchas convencionais, também têm alta durabilidade, não ressecam e não se quebram. Elas ainda vêm em três dimensões, para atender a placas de espessuras variadas. A aplicação é semelhante à da bucha anterior. Porém, na hora de inserir a bucha na superfície, é preciso pressionar as suas abas, fechando-as até que a peça esteja toda encaixada.

3. Bucha BKF
A bucha BKF é mais um modelo de nylon que é indicado para drywall. Com ponta fina, a instalação é bem rápida: ela fura e aplica em uma só instalação. Para isso, é preciso encaixar a bucha na ponta da furadeira e fazer o furo na superfície. Ao furar, a bucha já ficará presa na base. Depois, é só soltar da furadeira, inserir o parafuso e apertá-lo.
A peça é mais indicada para a instalação de quadros, espelhos e elementos decorativos.

4. Bucha OCO
A bucha OCO é produzida em polietileno, o que permite seu uso em materiais maciços e ocos. Ou seja, ela pode ser usada em aplicações diversas, como em placas de gesso, placas cimentícias, de compensado, blocos ocos e concreto — mas os materiais precisam ter mais de 6 mm de espessura.
A peça também é bastante resistente, não secando e nem se quebrando com o tempo, e pode ser encontrada em três tamanhos: nº 6, nº 8 e nº 10.

5. Bucha BUR
Outra opção de bucha de nylon para drywall são as buchas BUR. Elas também são resistentes à tração, não quebram nem ressecam com o passar do tempo e são aplicadas com grande facilidade. Sua aplicação é semelhante à da bucha BKF: é preciso encaixar a bucha na furadeira através de uma ferramenta guia, fazer o furo na parede, retirar a furadeira e inserir o parafuso. 
As buchas BUR são indicadas para instalações mais leves, como de quadros, espelhos e itens decorativos.

6.Bucha TAB
Uma opção para quem pretende fixar objetos mais pesados é a bucha TAB. Com corpo metálico e tiras plásticas, a bucha basculante é capaz de suportar altas cargas, sendo indicada para construção civil: fixações em cimentos, drywall e OSB (painel de tiras de madeira orientada). Ela pode suportar móveis planejados, estantes, suportes e mãos-francesas.
Para a fixação, deve ser feito um furo de 13mm. A peça deve ser dobrada para passar pelo furo e, após isso, se acomodará atrás da base, ficando perpendicular a ela. Depois, é preciso puxar a peça e empurrar as tiras contra a base, abrindo-as até quebrá-las. Por fim, é preciso inserir o parafuso e apertá-lo.

7. Bucha S
A bucha S também é uma das opções mais utilizadas por ter uma base de ancoragem versátil. Ela pode ser aplicada em materiais diversos e tipos de parede, como paredes de concreto, tijolo e alvenaria. Essa peça pode ser encontrada com abas ou sem e conta com linguetas que geram aderência no orifício instalado, permitindo que a peça se agarre na superfície e não se movimente junto com o parafuso quando ele for rosqueado.
A instalação dessa bucha é bem comum: faça um furo na parede de acordo com o tamanho e a espessura da peça escolhida. Se ela não tiver abas, o cuidado deve ser redobrado para que o furo não fique profundo demais a ponto de a bucha se perder.
Na cabeça do item vem especificado o seu tamanho, então escolha a broca da mesma espessura para garantir um encaixe perfeito no buraco, sem folgas. Depois de realizar o furo na superfície, insira a bucha. Ela estará pronta para receber o parafuso e, em seguida, o item que se deseja instalar.

8.Bucha Fu
As buchas Fu também são bastante versáteis, servindo tanto para bases de materiais maciços quanto ocos. As principais diferenças entre essa opção e as buchas S são o peso suportado por cada uma.
As buchas Fu normalmente são de nylon e indicadas para aplicação em placas de gesso e outros materiais com mais de 6mm de espessura. Já as buchas S são feitas de plástico e podem ser utilizadas em superfícies mais finas.
A instalação da bucha Fu deve ser feita da mesma forma que a da bucha S.
Tanto a bucha S quanto a Fu suportam objetos de até 15 kg. Elas são ideais para fixar quadros, trilhos de cortinas e pequenas prateleiras.

Galeria de Fotos: